Image Map

terça-feira, 24 de junho de 2014

Sites importantes para um bolsista CsF

Estão em dúvida:

Como será garantido o recebimento das mensalidades?
Contato com o pessoal responsável do programa ciência sem fronteiras? 
Com medo de tudo dar errado? 

Não se preocupem, aqui vão alguns links úteis que você terá acesso durante todo o período da bolsa. 
(P.S. só para bolsistas CAPES, mas o CNPQ apesar de ter um sistema um pouco diferente, funciona da mesma maneira, só que links e itens diferentes)

Primeiro site:

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (CAPES): http://scba.capes.gov.br/scba/login.seam

Neste link você acompanha a situação da sua bolsa, extrato do cartão BBaméricas, os documentos enviados, processo e data em que o dinheiro das mensalidades está sendo depositado e até mesmo o responsável pela transação. Nesta questão não há o que se preocupar, você poderá acompanhar todo o processo. Se alguma coisa parecer errado ou alguma mensalidade não for depositada, o que é difícil de acontecer, você poderá entrar em contato com os responsáveis. Estes responsáveis estão disponíveis no próximo link abaixo.

Segundo site:

Neste link você pode enviar e-mail para sua técnica da Capes com duvidas e outros assuntos, além de enviar o ToA e outros documentos a medida que são solicitados. Também você se mantém informado com e-mails e avisos do técnico. Cada bolsista tem um técnico responsável, e esta pessoa irá mandar um e-mail no início do processo da bolsa informando que é o seu novo técnico e é ele com quem você deve sempre entrar em contato para questionamentos e dúvidas.

Terceiro site: (para bolsistas nos EUA)

Brazil Scientific Mobility Program: http://www.iie.org/Programs/Brazil-Scientific-Mobility/Current-Students/Materials

Neste site você encontra diversos formulários que devem ser preenchidos ao longo de seu intercâmbio nos EUA, e também um ótimo lugar para entender com funciona o programa neste país.  Além disso, você encontrará um manual muito legal para quem esta indo para os EUA.


Raphaella Oliveira

5 comentários:

  1. Rafa, gostaria de saber se os gastos de obtenção do visto e as despesas de transporte até as cidades da entrevista são pagas pelo governo tbm??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramon.

      O visto é por conta do aluno, portando a viagem, despesas e taxas são tudo por conta do aluno.

      Abraços.

      Excluir
  2. Rapha! Tudo bem? Gostaria de saber se pra ir pros EUA através do CsF pode escolher a universidade ou se é sorteio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem sim e com você? Depende do edital. O meu edital eu não pude escolher a universidade, pois como eu vim para um semestre antes da graduação para fazer inglês, eles tiveram que avaliar as universidades com cursos de inglês. Porém a maioria dos editais, o aluno tem o direito de selecionar três universidades de escolha. Assim, eles tentam te colocar em uma destas três, porém, caso não seja aceito em uma destas três, você será encaminhado para outra universidade de escolha deles. Espero ter respondido. Abraços.

      Excluir