Image Map

segunda-feira, 24 de junho de 2013

24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO

24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO

Feliz São João!

Vamos quebrar o caranguejo?  123.  rsrs

Bom gente, hoje é o dia principal dos festejos juninos: São João. Neste momento, estou aqui digitando para mostrar para vocês um pouco da história destes festejos. 
As festas juninas se iniciam em 13 de Junho, atingem o seu pico em 24 de Junho e terminam no dia 29 de Junho. É comemorado o Santo Antônio, São João e São Pedro.

São João
São Pedro
Dizem que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa em homenagem a São João. Na história, esta festividade foi trazida pelos portugueses na época em que o Brasil era governado por Portugal. Nesta época, haviam influências culturais de portugueses, espanhóis, franceses e chineses, que explicam toda a forma em que é comemorado o festejo. As típicas quadrilhas vieram dos franceses, pelas suas danças nobres. A China trouxe a tradição dos fogos de artifício. A dança de fitas também veio como um elemento comum em Portugal e Espanha. Todos estes elementos se misturaram e se tornaram com o passar do tempo, aspectos culturais dos brasileiros em diversas regiões do país, cada uma tendo suas características particulares.

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região Nordeste que as festas ganham uma grande expressão. É justamente no mês de junho que os fiéis fazem homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como grande parte da região, ou seja, o sertão, é onde a seca possui um problema grave, os nordestinos aproveitam para agradecer as chuvas que chegam durante este mês, além das chuvas raras no decorrer do ano, que servem para manter a agricultura.
 
Fogos de Artifício
Além dos festejos do povo, as festas chamam a atenção de muitos turistas o que representam um importante momento econômico. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos alimentos típicos como doces, bolos e salgados, são feitos deste alimento. Exemplos são a pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce, beiju e muito mais. 

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, o centro para a famosa dança de quadrilhas. Na região Nordeste, é muito comum a formação dos grupos festeiros que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses que são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. A dança da quadrilha também está presente e geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Santo Antônio

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


Enfim, boas festas! Saibam curtir sem violência. Cuidado com os fogos!

Grande abraço e feliz São João!



Raphaella Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário