Image Map

terça-feira, 13 de agosto de 2013

... um pouco mais sobre o visto.

Boa noite!

Hoje decidi postar um resumo desde a chegada em Recife e a saída (além de fotos).


Meu visa day estava marcado para o dia 7 de agosto, meu vôo saiu um dia antes. Cheguei em Recife pela manhã e com a turma fomos direto para o Shopping RioMar. Depois do almoço e de algumas compras, fomos ao Hotel, onde fizemos o Check-in e nos acomodamos.


No dia seguinte, acordamos cedo. A entrega de documentos e a biometria estavam marcadas para as 07:45 no CASV. Ao chegar, uma funcionária estava responsável por chamar os grupos com seus respectivos horários para formarem uma fila do lado de fora, na calçada. Meu grupo que estava agendado para o horário das 07:45 foi chamado 07:30. Foi super rápido! Um representante do IIE estava na porta, ao lado de uma mulher que nos revistava. O representante foi super gentil e com aquele sotaque americano, se apresentou em português e disse que qualquer dúvida era só perguntar a ele (falava de um por um, enquanto a mulher revistava).

Detalhe: Uma mãe de alguém queria entrar com o filho, a funcionária disse: "Seu filho é maior de idade, aguarde aqui fora!" (Por favor né? Seu filho vai para outro país e ainda quer acompanhar ele em qualquer lugar?)

Continuando...

Ao entrar no CASV, em ordem fomos sendo atendidos. Primeiro fui dirigida ao balcão, onde ele pedia apenas os seguintes documentos:

- Passaporte 
- DS-160.

Conferiram os dados do DS-160 e endereço para entrega do visto. Depois, fui encaminhada para a biometria, com outro atendente. Segundo meus amigos, uns foram atendidos por americanos e outros por brasileiros. Para a minha sorte, fui atendida por um atendente brasileiro. O atendente pediu os mesmos documentos apresentados no balcão anteriormente e depois devolveram para serem entregues na entrevista naquela tarde. Em seguida foi feita a biometria e tiraram minha foto. Pronto!

A tarde era a hora da entrevista!!! Estava marcada para todos 13h. Antes disso, nada melhor que um bom almoço no Shopping Boa Vista, né?


Fizemos uma fila na entrada do consulado e aguardamos. Ao entrar, todas as coisas que levamos passaram pelo raio-x, do mesmo jeito que é feito no aeroporto. Quem levou celular, câmera ou outras coisas do tipo, tiveram que deixar no guarda-volumes. Portanto, não levem NADA se forem participar de um dia de entrevista de visto. Levem APENAS os documentos necessários e adicionais.

Ao entrar pediram meu nome e entregaram meu DS-2019 original (encaminhado através do IIE para o consulado - a cópia eu recebi por e-mail, pois continha dados necessários para o preenchimento do DS-160 online). Sentei numa cadeira e assinei o documento. Logo depois, fui para uma fila a qual entregava os documentos abaixo:

- Passaporte
- DS-160
- Taxa SEVIS (pois é, não pediram a taxa MRV)
- DS-2019 (que entregaram na entrada do consulado)


Me entregaram uma senha e aguardei sentada. Enquanto isso, as funcionárias americanas super legais se enturmaram com todos, perguntaram para onde iríamos e tentaram nos unir para nos conhecermos. Aliás, estamos indo para o mesmo país (rsrs). Achei muito boa a forma como elas nos trataram, estão de parabéns!


Minutos após, fui chamada pela senha e me devolveram os documentos novamente e fui para a fila da entrevista. Todos os entrevistadores perguntavam se falavam em inglês e muitos diziam que falavam um pouco, e assim a entrevista continuava em inglês. Outros diziam que preferiam em português... outros que falavam um pouco, mas no meio da entrevista que seguia em inglês, pediam para falar em português. Para a minha sorte, o entrevistador nem me perguntou se eu falava em inglês, seguiu a entrevista toda em português. Sorte, heim? Depois soube que dos meus amigos, só eu e mais um tivemos a sorte de a entrevista ter sido em português.

Relaxem, eles são tranquilos e não vão achar ruim se vocês não sabem inglês ou preferem falar em português!

No post abaixo eu expliquei mais ou menos de forma resumida como foi a entrevista. Leiam lá!!!

Pronto, foi isso. Depois fui para o hotel e sai a noite para comemorar que o visto foi aprovado.


E no outro dia, sai para conhecer o centro de Recife e na tarde, shopping Recife. Finalzinho de tarde aeroporto e finalmente minha cidade maravilhosa!!!


Grande beijo! Espero ter ajudado para quem é do Ciência sem Fronteiras e terá um Visa Day ou Week Day.

Raphaella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário