Image Map

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VTM (atualizado)

Como os valores que recebemos antecipadamente para compra de passagens e auxílio instalação estão na conta corrente daqui do Brasil, nada melhor que transferi-lo para um cartão que dê para utilizar sem aquelas taxas internacionais absurdas, né?

Como sei que até agora o cartão que recebemos do BBaméricas não pode ser utilizado para depósito por outras pessoas, a não ser a capes, eu decidi fazer um VISA TRAVEL MONEY (famoso VTM). Mas para que? Porque se eu realmente precisar de dinheiro extra, terei um meio super prático para meus pais depositarem. Além disso, precisarei transferir o money que a Capes antecipou na conta daqui para esse VTM para meu uso no exterior até que a próxima mensalidade entre no cartão BBaméricas.

Eu fiz pela Central de Intercâmbio - CI. Super indico! Para mim é a melhor agência de turismo e intercâmbio que já conheci. Caso queriam saber onde fazer um VTM, vai lá!

Mas porque não usar a conta corrente que já temos? 
Justamente porque as taxas internacionais são altas e toda compra que for feita lá no exterior, vem para seu endereço no Brasil convertido em reais pelo câmbio do dia (câmbio sempre varia, aumenta... diminui... ), o que se torna caro, heim? Além da anuidade cobrada e o IOF que é alto. Sem contar que sobra para nossos pais pagarem, hã?

O VTM é um cartão pré-pago e pode ser feito em qualquer agência como banco do Brasil, Bradesco... ou casas de câmbio como o Banco Confidence e Banco Rendimento. O meu VTM feito pela CI é do Banco Confidence, ambos são parceiros. Cada banco tem seu câmbio, portanto aconselho visitar cada um para conseguir uma melhor taxa (rsrs).
















Foi o método simples que usei para trazer o dinheiro que recebemos no Brasil. Agora o IOF do VTM é 6,38% também, o que antes era 0,38% muito mais baixo que um cartão de crédito comum. Levando em consideração que ambos os tipos de cartões tem o mesmo IOF, ainda podemos avaliar os outros pontos positivos do VTM. Para mim, ainda assim, acredito que o VTM seja melhor, pois não tem interferências bancárias (se você usa um VTM de casa de cambio), inclusive no VTM o valor que você deposita já entra em dólar, com o cambio daquele horário que você depositou, além disso o valor fica inalterável, ou seja, uma vez convertido, sempre convertido. Já um cartão comum, o valor é em real, e a medida que você utiliza, o cambio vai variando, daí não dá para você ter noção do valor que você tem no cartão. Além disso, ele possui uma taxa por saque de 2,50 (em dólar, euro...), mas não possui anuidade, nem juros para saques internacionais e nem variação cambial, diferente do cartão de crédito. 

Você pode sacar dinheiro na moeda do país onde estiver, nos terminais de atendimento e ainda controlar online seu saldo e extrato. O legal é que se você carrega o cartão hoje em um valor em reais, ele entra em dólar pelo câmbio de hoje e permanece esse valor inalterável, mesmo se o câmbio variar posteriormente. No cartão de crédito, a conversão é feita na hora do saque pelo câmbio daquele horário, pois no seu cartão o dinheiro está depositado em reais (ao contrário do VTM que ao carregá-lo já entra convertido em dólar), o que acaba não nos dando a certeza do valor que teremos em mãos naquela moeda a cada vez que for sacar pelo cartão de crédito. Então com o VTM você não fica vulnerável  às oscilações cambiais durante a viagem, ou seja, uma vez convertido em dólar sempre dólar.

Não se preocupem, pois o cartão é entregue na hora do pedido. Ele já vem com senha e número. Só decorar. Quando for carregado com um valor acima de US$100 ele torna-se ativo automaticamente. Para testar, entre no site e veja o saldo.

A bandeira do VTM é Visa e pode ser utilizado em qualquer terminal de atendimento com esta bandeira.

Que tal testar aqui no Brasil antes da viagem, só testar mesmo!

Espero ter ajudado.

Beijão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário